Impermeabilização
A impermeabilização tem como objeto impedir a passagem de água ou vapores, protegendo assim a edificação e sua estrutura, mantendo as condições de habitabilidade da construção.
Sistemas de Impermeabilização
Os sistemas de impermeabilização podem ser classificados em rígidos e flexíveis e estão relacionados às partes construtivas sujeitas ou não, à fissuração.
Sistema Flexível
Impermeabilização flexível compreende o conjunto de materiais ou produtos aplicáveis nas partes construtivas sujeitas à fissuração que podem ser divididos em dois tipos: moldados no local, chamados de membranas e também os pré-fabricados, chamados de mantas.
Os materiais utilizados para impermeabilização flexível são compostos geralmente por elastômeros e polímeros. Os sistemas pré-fabricados, como a manta asfáltica, possuem espessuras definidas e controladas pelo processo industrial, podendo ser aplicados normalmente em uma única camada. O sistema moldado no local que pode ser aplicado a quente, como os asfaltos em bloco, ou aplicado a frio, como as emulsões e soluções, possuem espessuras variadas. Exigem aplicação em camadas superpostas, sendo observado para cada produto, um tempo de secagem diferenciado.
O sistema flexível de impermeabilização é normalmente empregado em locais tais como:
- • Reservatórios de água superior
- • Varandas, terraços e coberturas
- • Lajes maciças, mistas ou pré-moldadas;
- • Piscinas suspensas e espelhos d’água
- • Calhas de grandes dimensões
- • Pisos frios (banheiros, cozinhas, áreas de serviço)
Manta Asfáltica
Sistema Rígido
A impermeabilização rígida é aquela que torna a área aplicada impermeável pela inclusão de aditivos químicos, aliado à correta granulometria dos agregados e redução da porosidade do elemento, entre outros. Os impermeabilizantes rígidos não trabalham junto com a estrutura, o que leva a exclusão de áreas expostas a grandes variações de temperatura. Este tipo de impermeabilização é indicado para locais que não estão sujeitos a trincas ou fissuras, tais como:
- • Locais com carga estrutural estabilizada: poço de elevador, reservatório inferior de água (enterrado)
- • Pequenas estruturas isostáticas expostas
- • Condições de temperatura constantes: subsolos, galerias e piscinas enterradas, galeria de barragens